Cuidados com a limpeza do cordão umbilical do bebê

O cordão umbilical é a fonte de comunicação da mãe com o bebê, bem com o canal de alimentação do feto. Com o nascimento, ele é rompido. Entretanto, entre três e quatro centímetros permanecem no abdômen do pequeno após o parto, demorando de 7 a 15 dias para desprender-se sozinho da barriga do bebê. Alguns cuidados com a limpeza do cordão umbilical são de grande importância para que a área não infeccione.

A orientação é que a higiene do cordão umbilical seja feita duas ou três vezes ao dia, depois da troca de fraldas e do banho, utilizando hastes flexíveis ou uma bola de algodão embebida no antisséptico recomendado pelo pediatra ou em álcool 70º. Antes de começar a limpeza, a mãe deve lavar as mãos. O cotonete ou a bola de algodão devem ser passados entre o cordão umbilical e a pele, com movimentos circulares e de maneira suave. É normal sair um pouco de sangue, mas isso não significa que o bebê esteja sentindo dor. O cordão umbilical não tem nervos, evitando as sensações.

Após limpar a base, deve-se higienizar o restante do cordão umbilical com a outra haste umedecida. Certifique-se de que o local esteja seco e evite usar faixas, gazes, curativos ou qualquer outro produto no local. A fralda deve ser presa embaixo do umbigo, deixando a área respirar. Se surgirem manchas avermelhadas ao redor do cordão umbilical é aconselhado levar o bebê ao especialista.


Curta nossa Loja
Selos e Certificados
  • Correios: entrega garantida

© Todos os direitos reservados - Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet e podem variar nas lojas físicas.
Ofertas válidas até o término de nossos estoques para internet. Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados.
R Prof. Pedro Viriato P. Souza, 600 - Loja 112 - Mossunguê - CEP: 81200-100 - Curitiba - PR - CNPJ: 05.827.405/0001-11.
Plataforma de E-Commerce Abseller desenvolvido por Abissal Design Estratégico® Abseller - Plataforma de E-Commerce

Aguarde...